Bio.Dj Dandan







Cassiano Sena, mais conhecido como DJ Dandan, nasceu em São Paulo, no dia 31 de outubro de 1976. A sua história com a música (Black Music, Soul Music, Hip-Hop, RAP e gêneros afins)1 começa na sua infância, tendo sua família como influência principal.

Na Década de 70, um tio de Cassiano tinha uma equipe que promovia bailes blacks e, foi através desse tio e também do seu pai que, Cassiano teve seus primeiros contatos com o vinil2. Dez anos mais tarde, já na Década de 80, outro tio começou a dançar break3, um ritmo bastante tocado nas emissoras de rádio dessa época (Como a Band FM), que inclusive, dedicavam programas a esse ritmo.
Aos 11 anos de idade, Cassiano começou a frequentar bailes como o Xereta. Ao lado dos amigos encantou-se pelas danças e, logo em seguida o desejo pela discotecagem4, veio da vontade de ouvir nos bailes que frequentava as músicas que costumava (e gostava) de dançar.
Nessa época, ele participou de um grupo de Rap chamado DNR5. No começo, apenas, dançava, mas logo o grupo precisou de um Dj6 e, como todos sabiam que ele estava fazendo curso para tornar-se Dj profissional, convidaram-no para ser o Dj do grupo. Foi nesse momento que ele começou a mexer nas letras do grupo e surgiu a ideia dele cantar uma das músicas. Eis a novidade do momento! Um Dj que saía do toca-discos e fazia uma participação – interação – com o público. Nasce aqui o MC7 Cassiano Sena!
O trabalho de Cassiano Sena a.k.a DJ Dandan, desde o início – e, em boa parte por causa da época em que a sua identidade profissional foi se desenvolvendo – trouxe a militância, em torno dos problemas sociais como pano de fundo. O resultado dessa preocupação reflete-se em sua participação na 1a Oficina de Hip-Hop de Diadema, sua comunidade, que deu origem a Casa do Hip-Hop, de Diadema, que fica em Jardim Canhema - DIADEMA. Um espaço que usa a arte para a conscientização e formação de cidadãos. É nesse contexto que, o Mc Dandan enxerga o Hip-Hop como uma importante ferramenta de transformação das periferias.
Com influências musicais como Irmãos Metralha, DMN, Lady Rap, Sherolayne, entre outros, Dandan defende a criação (composição) atrelada ao aprofundamento do tema abordado na canção. E a militância, para ele, deve existir sempre, mas em equilíbrio com a música.
Se define como uma pessoa emotiva, que toca para si e para o seu público.
Entre os seus projetos está a Rinha dos Mc´s8, fruto da sua amizade com o Rapper Criolo Doido9, que conhece desde 1998. Mc Dandan define a Rinha como uma grande reunião de amigos, através da qual, a felicidade e a responsabilidade de se fazer Hip-Hop tem sido divulgada.
Recentemente, a Rinha dos Mc´s foi apresentada à todo o Brasil, através do Programa de Tv, Agora É Tarde, apresentado por Danilo Gentilli e exibido no mês de abril (2012), na Rede Bandeirantes de Televisão10.
Dandan também já atuou em filmes, como Profissão Mc11, de Alessandro Buzzo e Toni Nogueira (2009).
Atualmente viaja todo o Brasil e já visitou a Argentina, ao lado de Criolo, na turnê de divulgação do 2 cd do rapper, chamado Nó na Orelha12.   Virou assunto na web, pelo Mix Tape do hit Umbabarauma, de Jorge Ben Jor e, prepara-se para lançar seu primeiro trabalho solo em breve. O Destaque desse primeiro EP13, promete ser a música que tem seu nome como título, Cassiano Sena.

Sobre a vida pessoal do DJ Dandan é possível dizer que ele é casado com Janaína Teodoro, pai e, que apesar da rotina agitada de shows, da Rinha e dos projetos paralelos, considera-se um homem caseiro, que procura estar ao máximo com sua família.

Texto: Criolo Mc Fan Site

Revisão: Eliana Assad
Colaboração: Cassiano Sena (Mc Dandan) e Janaína Teodoro.



Linha do Tempo
Principais ações Artísticas e Políticas:

1989 - Assume o Hip-Hop como meio de expressão e ação social.
1992 - Já engajado em ações na comunidade sente a necessidade de um espaço para ensaios e reuniões.
1992 - Através do CENTRO JUVENIL DE CULTURA (CJC), Campanário, junto com outros companheiros,  inicia as discussões de criação das oficinas de Hip-Hop de Diadema.
1993 - Participa do início das oficinas como oficinando e um dos aglutinadores de adolescentes no espaço (CJC).
1993 - Participa da peça “BUMBA MEU RAP”, uma adaptação em Hip-Hop do Folclore “BUMBA MEU BOI”.
1994 - Um dos organizadores do primeiro evento de Hip-Hop na cidade de Diadema, realizado na Praça da moça com o tema “REFORMA AGRARIA”.
1995 - Junto com outros militantes organiza mais um evento importante, também realizado na Praça da Moça, em comemoração a “300 ANOS DA IMORTALIDADE DE ZUMBI DOS PALMARES” onde participa de um documentário exibido no dia.
1995 - Participa nas articulações da Marcha 300 anos de Zumbi para Brasília.
1996 - Surge a peça de Teatro/Hip-Hop amador intitulada “SE LIGA MANO”, uma mescla dos principais temas abordados durante as oficinas, onde contracenava como cantor,DJ e ator ,cerca de 66 adolescentes e jovens participavam na peça.
1996 - Participou do workshop realizado pelo DJ pioneiro da cultura Hip-Hop nacional “DJ HUM”.
1997 - Organiza com mais frequência bailes e eventos no bairro do Campanário.
1997 - Se apresenta como DJ em uma das casas noturna mais conceituada da época “SOWETO”, onde ganha destaque no cenário da discotecagem, recebendo vários convites de outras casas noturnas.
1998 - Representando o Hip Hop de Diadema, vai para o Mato Grosso para uma apresentação agora como MC(cantor de rap) em um acampamento dos “SEM TERRAS”.
2000 - Organiza em São Paulo um festival da música rap, “HIP HOP FESTIVAL 2000”na casa noturna Usina Cardeal Arco Verde.Cerca de 60 grupos de rap participaram durante 4 meses.Esse festival contou com a parceria da “FALA PRETA”organização de mulheres negras, distribuindo camisinhas e folhetos informativos.


2000 - Realiza a Produção Musical e Direção Artística do “CD HIP HOP FESTIVAL 2000” resultado do festival realizado em São Paulo.
2000 - Começa a participar das articulações da “CASA DO HIP HOP DE DIADEMA”, como militante da cultura na cidade.
2001-Se inicia como Arte- Educador nas linguagens DJ e MC em Artur Alvin no “Projeto ARQUIMEDES” pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
2002 - Sócio Fundador da primeira organização de Hip-Hop na cidade, ”ZULU NATION BRASIL”
2002 - Como DJ, MC e Produtor Musical na parceria com a Prefeitura da cidade de Diadema realiza a gravação de um cd ao vivo chamado HIP HOP FUTURISTA(nome da organização do grupo SNJ) gravado na Praça da Moça.
2003 - Numa parceria com Prefeitura de São Paulo e Zulu Nation Brasil torna-se um dos arte educadores do projeto “BOLSA TRBALHO”.
2004 - Ministra oficinas de DJ no Centro Cultural Taboão - Diadema
2004 - Ministra aulas de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Sexualidade, Cidadania  e DJ no projeto “BOLSA TRABALHO” no Jardim Ângela.
2005 - Ministra oficinas de MC no Centro Cultural Inamar-Diadema.
2006 - Torna-se Produtor Cultural de Hip-Hop em Diadema realizando varias atividades em escolas, associações, núcleos habitacionais e em praças da cidade, garantindo a participação efetiva de oficinandos e comunidade nas apresentações.
2006 - Pelas ações realizadas por toda cidade, recebe uma “Carta de Congratulação”
assinada pelos vereadores da cidade.
2006 - Curador e organizador do 7° Aniversário da Casa do Hip Hop.
2006 - 2010 - DJ residente de um dos bailes mais respeitados pelo Hip-Hop nacional “RINHA DOS MC'S”.
2007-DJ convidado das casas noturnas HOTEL CAMBRIDGE e SINTONIA.
2007- 2010 - Produtor Cultural e Assessor de Hip-Hop na cidade.
2007 - Atuando na Produção Musical na leitura dramática do “1° Ato de Otelo” (Shakespeare) em linguagem Hip-Hop.
2007 – Participação no PRÊMIO HUTÚZ – Representante da Casa do Hip Hop de Diadema.
2007 - Curador e organizador do 8°Aniversário da Casa do Hip Hop.

2008 – DJ do evento promovido pela NIKE – BATALHA DAS QUADRAS – CAMPEONATO DE FUTSAL.

2008 – DJ do evento promovido pela CUFA – CAMPEONATO DE STREET BALL.

2008 - Curador e organizador do 9° Aniversário da Casa do Hip Hop.

2009 – Ator do Filme ”Profissão Mc” Dirigido por Tony Nogueira e Alessandro Buzo”.
2009 – DJ e Mc do “Festival Dialeto”.

2009 – Curador e organizador do 10° Aniversário da Casa do Hip Hop.
2009 - Participação no PRÊMIO HUTÚZ – DJ do Cantor de Rap Criolo Doido.
2009 – DJ da Batalha de MC´s no evento “FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS DE JOINVILLE – ENCONTRO DAS RUAS” – Joinville/SC
2010 – DJ e Mc do Evento Cultural e Educacional “Rinha dos Mcs” especial Ação Educativa.
2010 – Ministra uma Palestra sobre Hip-Hop no Sesc Santos.

2010 – Ministra “Oficina de Hip-Hop no Espaço Criança Esperança” Bairro do Limão-SP.
2010 – Curador e Organizador do 11° Aniversário da Casa do Hip Hop.
2010 – DJ da Batalha de MC´s no evento “FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS DE
JOINVILLE” – ENCONTRO DAS RUAS – Joinville/SC.
2010 – Apresentação e palestra do “Filme Profissão Mc” no Festival de Cinema em Gramado/ RS.
2010 – DJ e Mc do Festival “Dialeto 2”.

Obs: Faltam dados dos anos de 2011 e 2012

Referências:

JR.SCOFIELD Gilberto. Revista O Globo.Março de 2012.
COLOMBERO.Rosemary Marques Papolo. Danças Urbanas.Uma História a Ser Lembrada. Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar/FEUSP.Julho.2011.
Dj Dandan Destaque do Mês – Portal Voz da Rua – youtube.com
Dj Dandan – MixTape – Umbabarauma – Youtube.com
Dj Dandan – MixTape – Umbabarauma - mtv.uol.com.br
Dj Dandan – MixTape – Umbabarauma - www.soma.am/noticia/dj-dan-dan-remixa
Dj Session – Dj Dandan – Lado B MTV – Youtube.com
Dj Dandan – www.doladodeca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por Comentar!!